terça-feira, 23 de maio de 2017

As guitarras de Eric Clapton - PARTE 1

Pessoal resolvi trazer pra vocês uma pequena descrição das guitarras usadas pelo "SlowHand" Eric Clapaton durante sua carreira, espero que vocês gostem da posatgem.

1960s Kay Jazz II




Eric usou esta guitarra antes de se juntar ao Yardbirds ema 1962, enquanto ele estava tocando em sua primeira banda chamada "The Rooster". De acordo com Clapton, ele recebeu esta guitarra como um presente de sua avó.









1963 Fender Telecaster

 

Esta foi a guitarra usada por Eric durante a gravação da era Yardbirds. Curiosamente, a guitarra realmente pertenceu ao gerente dos Yardbirds, depois que Eric deixou a banda, Jeff Beck, que assumiu seu papel, tocou a mesma guitarra por algum tempo antes de adquirir um Fender Esquire.







1961/62 Gretsch Chet Atkins Model 6120 

 

Eric foi visto tocando esta guitarra durante o Yarbirds 'Ready Steady Go! Programa de TV em algum momento em 1964. O show parece ter arejado em 22 de maio de 1964 [Ready Steady Go! Season 1 - TheTVDB.com], e tanto quanto pudemos encontrar, esta é a única vez que Eric apareceu com esta guitarra. Isso poderia significar que a guitarra foi emprestada.







1964 Gibson ES-335TDC

 

Clapton adquiriu esta guitarra em algum momento em 1964 do dinheiro ganhado tocando com os Yardbirds. A maioria das pistas parece apontar para a possibilidade de esta ser apenas a segunda guitarra que Eric tinha comprado para si mesmo (a Telecaster vermelho era propriedade do gerente dos Yardbirds).








1960 Gibson Les Paul Standard “Beano Burst” 

 

Eric usou esta guitarra durante a era de Bluesbreakers, embora não seja provavelmente a único Les Paul que possuía naquele tempo. Em sua autobiografia, Eric menciona a compra de um par de guitarras antes de ir para a Grécia em 1966, deixando uma Les Paul para trás depois que ele saiu dos Juniors (uma banda grega com uma curta temporada). Isso poderia significar que a Les Paul que ele usou nos primeiros dias do Bluesbreakers, antes da viagem para a Grécia, era na verdade uma guitarra diferente.






1950s Gibson Les Paul Standard

 


Esta guitarra parecia ter sido um caso muito breve, mas desde que o objetivo com esta lista é torná-lo tão completo quanto possível, pelo menos, quando se trata dos primeiros anos, é um pouco importante incluí-la também. Para o nosso conhecimento, Eric só usou a guitarra no 6 º Festival Nacional de Jazz & Blues, o Windsor Jazz and Blues Festival em Berkshire, Inglaterra, em julho de 1966.







1959/60 Gibson Les Paul Standard “Summers Burst” 

 

Esta guitarra Eric usou como sua principal de 1966 a meados de 1967. Ele comprou esta guitarra de Andy Summers (que mais tarde passou se tornou um The Police) depois que sua própria Les Paul foi roubada em algum momento em meados de 1966. As duas guitarras foram originalmente compradas na mesma loja, Summers sendo o primeiro dos dois a comprar uma.








1964 Gibson SG Standard ”The Fool” 

 

Clapton adquiriu essa guitarra presumivelmente em algum momento de 1967, provavelmente comprando por ele mesmo. Ela apareceu pela primeira vez no primeiro show de Cream dos EUA em 25 de março de 1967 no teatro RKO na 58th Street, Manhattan, Nova York. Naquela época, a guitarra já apresentava a pintura de corpo feita por Simon Posthuma e Marijke Koger, que mais tarde passou a formar grupo de design chamado The Fool.





1959/60 Gibson Les Paul Custom 

 

Clapton provavelmente comprou esta guitarra na primeira mini-tour do Cream nos EUA em março de 1967. Eric, mencionou em sua autobiografia que visitou a loja Manny's Music em Nova York, durante a visita, então é possível que esta guitarra tenha sido comprada lá e então. A primeira vez que ele foi visto tocando foi durante as sessões de estúdio Disraeli Gears, embora não se sabe até que ponto ele usou a guitarra no álbum.







1963/65 Gibson Reverse Firebird 1 

Clapton comprou sua Gibson Firebird na tarde de 19 de abril de 1968, pouco antes de um show de três dias na Philadelphia Factory, em uma loja chamada 8th Street Music. Clapton usou sua SG para as apresentações da Factory - no entanto, existem outras fotos de EC usando a Firebird durante um ensaio da tarde na Fábrica no dia 20 ou 21, obviamente testando-a.








958 Gibson Les Paul Standard (Darkburst) 

Esta foi uma das principais guitarras de turnê de Eric durante a turnê de despedida Cream. Parece entretanto que a guitarra foi usada raramente em comparação a Firebird que era guitarra principal de Clapton do verão de 1968 e até o fim da excursão. A Les Paul foi usada pelo menos algumas vezes, incluindo o show no Denver Coliseum em 6 de outubro e no The Spectrum, em Filadélfia.








Les Paul Custom (Paul Kossoff) 

 

Houve alguma confusão em relação a essa guitarra em particular, mas a história basicamente acontece que, em algum momento durante a turnê Blind Faith North American, para a qual ele abria para Blind Faith , Taste e Delaney & Bonnie; Clapton e Kossoff trocaram guitarras.







1957 Gibson Les Paul “Lucy”


Clapton comprou esta guitarra na loja de guitarra de Dan Amstrong em Nova York em uma data desconhecida. O proprietário anterior, Rick Derringer, tinha vendido a guitarra à loja em algum momento em 1966 ou em 1967 (nenhuma fonte crível menciona todas as datas relacionadas a esta guitarra).








Danelectro 3021 Shorthorn




Esta guitarra foi vista durante os ensaios de Blind Faith, embora não se saiba se Eric já usou a guitarra com a banda em um ambiente ao vivo ou em estúdio. Além de sua aparência nessas fotos, todo o resto sobre essa guitarra é um mistério. É evidente que ele apresentou algum tipo de acabamento psicodélico que poderia ter sido feito pelas mesmas pessoas que pintaram seu SG, mas não conseguimos encontrar nada que possa confirmar (ou negar) isso.








1962 Fender Telecaster/Stratocaster Custom


Esta guitarra apareceu pela primeira vez nos últimos dias de Cream, mais precisamente durante a aparição da banda no filme dinamarquês "Det var en lørdag aften", filmado nos dias 5 e 6 de fevereiro de 1968 em Copenhague. Neste momento a Telecaster foi equipada com um braço de Stratocaster 60s com trastes de pau-rosa e um headstock grande.

A maioria das pessoas no entanto associam esta guitarra à era Blind Faith.





E ae pessoal, o que acharam? Esperem a parte 2 para um próximo post!



0 comentários:

Postar um comentário